Neste domingo (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou um momento marcante no Carnaval do Rio ao descer do camarote para a pista do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Ao lado do prefeito Eduardo Paes, o chefe do Executivo cumprimentou o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Acadêmicos de Niterói, escola que levou à avenida um enredo em homenagem à sua trajetória.
A agremiação apresentou o tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, celebrando a história política e pessoal do presidente. Lula acompanhou o desfile de perto, posicionando-se no segundo recuo da bateria, já na parte final da avenida, onde assistiu à apresentação da comissão de frente e interagiu com integrantes da escola.
A primeira-dama Janja Lula da Silva chegou a ser anunciada como destaque em um carro alegórico da escola, mas desistiu de desfilar momentos antes. Ela entrou brevemente na avenida, cercada por seguranças, aproximou-se da bateria para sentir o ritmo do samba e retornou ao camarote, onde assistiu ao restante da apresentação ao lado do presidente.
Quem assumiu o posto no carro alegórico foi a cantora Fafá de Belém, que representou a homenagem ao presidente na avenida. A presença de Lula na pista, quebrando o protocolo ao deixar o camarote para acompanhar o desfile de perto, foi um dos momentos mais comentados da noite na Sapucaí.




