Acontece

João Câmara lança nova exposição no Recife

João Câmara lança nova exposição no Recife - Foto: Divulgação
O artista plástico realiza duas mostras individuais

Em celebração dos seus 15 anos, O Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil, e o Museu do Estado de Pernambuco se uniram para realizar duas exposições individuais do artista plástico João Câmara Filho.

Batizada de “João Câmara – Trajetória e Obra de Um Artista Brasileiro”, com curadoria de Emanoel Araújo e será dividida em duas etapas, reunindo, no total, mais de 80 obras do artista paraibano radicado em Pernambuco. A primeira parte da exposição é composta por 33 pinturas monumentais do artista e será inaugurada no dia 18 de julho, no Museu do Estado de Pernambuco.

Já em 14 de setembro, em exposição que leva o mesmo nome, porém, formada por um outro conjunto com cerca de 50 obras do artista de coleções particulares, abrirá no Museu Afro Brasil, na capital paulista.

Sobre João Câmara

João Câmara Filho nasceu em João Pessoa, Paraíba, em 1944. Teve seu primeiro contato com as artes plásticas através do curso livre da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco, aos 16 anos, e, desde então, não parou mais de pintar.

João Câmara – Foto: Maicon Lima

Destaca-se em sua produção as seguintes três grandes séries temáticas: Cenas da Vida Brasileira (10 pinturas e 100 litografias), Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara (diversas litografias, um tríptico, 10 pinturas, 70 gravuras, 22 montagens e 3 objetos) e Duas Cidades (38 pinturas e 18 objetos). Além destas três séries, o artista vem compondo, desde os anos 60, um grande repertório de obras não seriadas. Atualmente, Câmara mora em Olinda, Pernambuco.