Acontece

Kim Jong-un envia mensagem a trabalhadores mas não aparece

Kim Jong-un - Foto: AFP
A mídia estatal da Coréia do Norte divulgou o recado, mas não publicou fotos ou o estado de saúde do ditador

Nos últimos dias, tudo que se fala na mídia internacional é sobre o estado de saúde de Kim Jong-un, ditador norte-coreano. O líder já foi declarado em estado vegetativo e até morto, mas nenhuma informação com 100% de certeza. Para aumentar as dúvidas, a mídia estatal da Coréia do Norte divulgou, nesta segunda-feira (27), uma mensagem de Kim Jong-un aos trabalhadores do país. Ainda assim, nem fotos ou informações sobre o estado de saúde do ditador foram repassadas.

Leia Mais

Kim Jong-un morreu, afirma reconhecida jornalista de Hong Kong

Por meio do principal jornal do país, Rodong, o líder norte-coreano agradece aos que trabalham no projeto de turismo na península de Kalma, na cidade de Wonsan, na costa leste do país. Lá, aliás, é onde imagens de satélite apontam que está estacionado o trem especial do ditador. A reportagem do jornal Rodong começa com a mensagem afirmando que Kim “agradece aos trabalhadores que apoiaram ativamente com seus esforços a construção do distrito turístico de Wonsan Kalma”. O projeto é considerado um dos grandes desenvolvimentos do regime de Pyongyang. Além disso, antes da pandemia do coronavírus, esperava-se poder inaugurar o distrito em meados de abril.

Kim Jong-un – Foto: AFP

Apesar de não informar sobre o estado de saúde de Kim Jong-un, a mídia norte-coreana afirmou que nos últimos dias, o líder enviou diversas cartas ou presentes diplomáticos. Entretanto, nenhuma atividade em terreno ou imagem de Kim foi publicada desde o dia 12 de abril, quando relataram uma reunião do gabinete político do partido único, realizada na véspera, e presidida pelo ditador. Na ocasião, aliás, Kim Jong-un nomeou sua irmã, Kim Yo-jong, membro substituto desse importante órgão executivo.

O líder norte-coreano ao lado de Kim Yo-jong -Foto – Korea Summit Press Pool/Getty Images