Acontece

Salles aprova extinção de regras que protegem manguezais

Ricardo Salles - Foto: Evaristo Sá/AFP
Revogação dessas regras abre espaço para especulação imobiliária nas faixas de vegetação das praias

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, aprovou nesta segunda-feira (28), a extinção de duas resoluções que delimitam as áreas de proteção permanente (APPs) de manguezais e restingas do litoral brasileiro. Com isso, abre espaço para especulação imobiliária nas faixas de vegetação das praias, além de ocupação de áreas de mangues para produção de camarão.

Ricardo Salles – Foto: Divulgação
Leia Mais

Michelle Bolsonaro quer processar Detonautas por música ‘Micheque’

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), presidido por Salles, ainda revogou uma resolução que exigia o licenciamento ambiental para projetos de irrigação. Além disso, aprovou uma nova regra para permitir que materiais de embalagens e restos de agrotóxicos possam ser queimados em fornos industriais para serem transformados em cimento. Dessa forma, substituem as regras que determinavam o devido descarte ambiental desse material.

Manguezais – Foto: Divulgação
Área de restinga – Foto: Divulgação

Aliás, pela manhã, ambientalistas, parlamentares e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) pediram que todos os itens fossem retirados da pauta da reunião do Conama. Além disso, tentaram cancelar a reunião, por meio de ação judicial. Ainda assim, todas as tentativas foram em vão.

A revogação das resoluções, vigentes desde 2002, elimina instrumentos de proteção dos mangues e das restingas, as faixas com vegetação comumente encontradas sobre áreas de dunas e, principalmente, nas praias do Nordeste. Aliás, o argumento do governo é que essas resoluções forma abarcadas por leis que vieram depois, como o Código Florestal. Ainda assim, ambientalistas ouvidos pelo Estadão apontam que até hoje essas resoluções são aplicadas.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz