Acontece

Morre, aos 80 anos, a historiadora Marieta Borges

Marieta Borges - Foto: Divulgação
A educadora faleceu, neste domingo (15), vítima de câncer

A historiadora, educadora e poetisa Marieta Borges faleceu, na tarde deste domingo (15), aos 80 anos. Ela estava internada no Hospital Memorial São José, onde morreu vítima de câncer. Além de ex-secretária de Educação e Cultura de Olinda, ela era responsável pelo resgate documental da história do arquipélago de Fernando de Noronha.

Leia Mais

Morre, aos 61 anos, Marie Frediksson, do Roxette

A pesquisadora passou por uma cirurgia em 2015, devido ao câncer no pâncreas – Foto: Divulgação

O velório de Marieta acontece nesta segunda-feira (16), na Igreja do Carmo, a partir das 7h. O sepultamento, aliás, será na Igreja de São Francisco, em Olinda, às 14h, restrito à família.

Sobre Marieta Borges

Marieta Borges era uma historiadora, educadora e poetisa. Ela se destacou devido aos estudos sobre Fernando de Noronha, tornando-se referência sobre o arquipélago. Marieta, aliás, estudava sobre a ilha desde 1974. Além do programa de pesquisa, a historiadora escreveu, entre outros os livros, “Lendas e Fatos Pitorescos de Fernando de Noronha” e “Fernando de Noronha – Cinco Séculos de História”, este último considerado como uma dos mais completos sobre Noronha.

Marieta Borges – Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Além disso, Marieta foi Secretária de Educação e de Cultura e Turismo de Olinda durante os governos de Germano Coelho. Ela também ensinou nos cursos de magistério de várias escolas particulares do Grande Recife, trabalhou na área técnica da Secretaria da Educação e Cultura do Estado e ainda coordenou os cursos de formação profissional da extinta associação dos bancos públicos estaduais (Asbace).