Acontece

Brasileira com Covid-19 não é considerada 4º caso de coronavírus

(Foto: Reprodução/AFP)
Exames deram positivo para a presença do vírus na estudante, mas ela não apresenta sintomas da doença

Uma adolescente de 13 anos é a mais recente brasileira confirmada com o vírus Covid-19. Após exame de contraprova, o diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz nesta quinta-feira (5). Entretanto, a menina não será enquadrada pelo Ministério da Saúde como um caso de coronavírus – seria o 4º do país. Isso porque ela é uma paciente assintomática, isto é, não apresenta sintomas da doença. “Segundo critérios técnicos, embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso, o que incluiria febre associada a mais um sintoma respiratório. Portanto, esse não será somado aos casos confirmados do novo coronavírus”, diz a nota do Ministério da Saúde.

Leia mais

São Paulo tem terceiro caso confirmado de Coronavírus

A estudante esteve na Itália entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março. No dia 03 de março, a adolescente deu entrada no Hospital Beneficiência Portuguesa, em São Paulo, cidade onde mora. Segundo o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, isso foi feito mesmo sem a menina apresentar sintoma algum. “O único critério era a viagem, não tinha até então um critério objetivo.”, explicou. Em nota, o Ministério da Saúde acrescentou que a paciente continuará sendo monitorada de perto. “Embora a notificação não cumpra as definições para vigilância em saúde, a adolescente e seus contatos serão monitorados”, diz a nota.

Até o momento, o Brasil tem 3 confirmados e 531 suspeitos do novo coronavírus. Outros 315 casos suspeitos já foram descartados por exame laboratorial.

[ATUALIZAÇÃO]

O Ministério da Saúde voltou atrás e decidiu incluir a brasileira de 13 anos com Covid-19 nos casos confirmados de coronavírus no país. Mais cedo, nesta mesma quinta-feira (05), a pasta havia descartado a menina da classificação por ela não apresentar sintomas da doença. Quatro elementos levaram o Ministério a mudar a definição do caso: o resultado do exame, o local provável de infecção (Itália), a possibilidade da medicação após tratamento de uma lesão ter mascarado os sintomas e a possibilidade de a paciente ainda apresentar sintomas nos próximos dias. Com a confirmação, o Brasil tem quatro casos de coronavírus até o momento.