Acontece

Governo de PE decreta quarentena mais rígida na RMR

Governo decreta quarentena mais rígida - Foto: Governo de Pernambuco
Medida vai ser aplicada nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata

O Governo de Pernambuco decretou, nesta segunda-feira (11), uma quarentena mais rígida em cinco municípios da RMR. A decisão visa aumentar os índices de isolamento social nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Aliás, as medidas do governo estarão em vigor entre os dias 16 e 31 de maio. Além disso, a partir desta terça-feira (12), até o dia 15 de maio, a decisão vale em caráter educativo. O governador Paulo Câmara tomou a decisão diante de dados que apontam que, apesar de ter alcançado todas as regiões de Pernambuco, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos estão concentrados apenas nestes cinco municípios.

Governador Paulo Câmara ao lado dos secretários André Longo (Saúde), Alexandre Rebêlo (Planejamento) e Ernani Médicis (Procuradoria Geral do Estado) – Foto: Aluísio Moreira/SEI

As medidas de proteção irão restringir o trânsito de veículos, aumentar a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzir a circulação de pessoas nos municípios. Além disso, o decreto também prevê uma atuação integrada para conscientização das comunidades e a realização de campanhas de comunicação.

Leia Mais

Europa sairá do isolamento, mas China registra novo caso de Covid

“Todas as projeções mostram que precisamos aumentar o isolamento social para evitar a disseminação ainda mais acelerada da doença. Por isso, a partir de amanhã, vamos implantar uma série de medidas, como o rodízio de veículos e a fiscalização nos principais corredores viários para restringir a circulação de pessoas nesses cinco municípios citados. Precisamos da determinação de todos nesses duros 20 dias que teremos pela frente”, destacou o governador Paulo Câmara.

A reunião por videoconferência contou com a presença de prefeitos da RMR – Foto: Aluísio Moreira/SEI

Entre as medidas de proteção, estão previstas a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores dessas cidades. Pessoas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Os estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras.

O rodízio de veículos será estabelecido a partir das placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controle móveis e intermunicipais. O decreto, aliás, determina a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos sem autorização para transitar. Ainda assim, existem exceções, que tratam dos profissionais das áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil e de uso oficial. Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados.

Paulo Câmara ao lado do secretário de saúde, André Longo – Foto: Aluísio Moreira /SEI
Leia Mais

São João de Caruaru é cancelado devido ao coronavírus

A circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. Nas comunidades serão realizadas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, higienização de ruas e distribuição de kits de higiene, entrega de material informativo com reforço ao isolamento social e orientações de saúde. Nesses locais serão distribuídas cestas básicas, além de orientações sobre benefícios assistenciais.