Política

Nova data das eleições municipais deve ser definida ainda em junho

O presidente do TSE e ministro do STF, Luís Roberto Barroso, falou sobre o assunto em entrevista — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O presidente do TSE, ministro Barroso, falou sobre o assunto em entrevista

Com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, que obrigou grandes eventos de todos os tipos a serem adiados em obediência às novas medidas sanitárias, muito tem se questionado sobre uma possível modificação no calendário eleitoral de 2020. E essa dúvida está mais perto do que nunca de ser sanada.

Leia mais

Trump diz que EUA teria mais mortos se agisse como Brasil e Suécia

Por enquanto, primeiro e segundo turnos das eleições 2020 continuam mantidos para outubro — Foto: Daniel Ramalho/AFP

Em entrevista à Agência Brasil publicada neste sábado (6), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), falou que “o martelo deve ser batido” ainda neste mês de junho. Confira:

Agência Brasil  – O senhor vai comandar as eleições municipais. Já tem uma data pacificada entre a Justiça Eleitoral e o Congresso para a realização do pleito?

Barroso A possibilidade de adiamento das eleições é real. Eu penso que ao longo do mês de junho a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional, numa interlocução construtiva, deverão bater o martelo acerca de novas datas se sepultarmos que isso seja indispensável, embora seja propósito dos ministros do TSE e dos presidentes da Câmara e do Senado não remarcar para nenhuma data além deste ano.

Rodrigo Maia já deixou clara sua posição à respeito do possível adiamento — Foto: Divulgação

No mês passado, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia falou que “é quase unanimidade” entre os parlamentares a decisão de adiar as eleições deste ano. Entretanto, Maia deixou clara sua posição contrária à ideia de prorrogar mandatos dos prefeitos e vereadores. “Sou radicalmente contra. Prorrogação de mandato não tem previsão na Constituição brasileira”, afirmou. Na mesma ocasião, o deputado sugeriu que o primeiro turno mudasse de 4 de outubro para 15 de novembro, e o segundo de 25 de outubro para 1º de dezembro.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar