Acontece

Porta-voz de programa da ONU descobre Nobel da Paz em reunião

Porta-voz de programa da ONU descobre Nobel da Paz em reunião
Tomson Phiri - Foto: Reprodução.
Prêmio foi anunciado nesta sexta (9).

O prêmio Nobel da Paz de 2020 foi anunciado nesta sexta-feira (9) pela Academia Sueca. O título, que é talvez o mais importante do planeta, foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, que combate a fome no mundo.

E uma situação chamou a atenção em meio ao anúncio. O porta-voz do programa, Tomson Phiri, descobriu o resultado da premiação durante o encontro semanal que acontece na sede das Nações Unidas, em Genebra.

Porta-voz de programa da ONU descobre Nobel da Paz em reunião
Porta-voz destacou o orgulho da agência em receber o prêmio Nobel da Paz – Foto: DENIS BALIBOUSE/REUTERS

Visivelmente surpreendido e orgulhoso com o Nobel, ele foi só sorrisos e recebeu os aplausos da equipe. “É um momento de orgulho para a agência”, disse. Veja o vídeo com o momento em que ele sabe do prêmio:

Segundo a Academia Sueca, aliás, o programa foi premiado “pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito”.

Leia mais

Trump se recusa a participar de debate virtual com Biden

A instituição destacou, ainda, que a atuação do programa já mereceria o reconhecimento mesmo que não estivéssemos em uma pandemia, mas que o momento atual revelou ainda mais a importância desse trabalho. “O programa da ONU demonstrou uma habilidade impressionante de intensificar seus esforços”, afirmou.

A presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, anunciou a premiação – Foto: Reprodução/Reuters

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas atua em situações de emergência e em países atingidos por conflitos. Dessa forma, aliás, age especialmente onde há mais risco de desnutrição.

Neste ano, inclusive, já foram entregues o prêmio Nobel de Literatura, Física, Química e Medicina. Na segunda-feira (12) será anunciado o Nobel de economia, a última premiação de 2020.