Acontece

Ásia e Oceania são varridas pela variante Delta

Foto: Lusa
Com 652 mortes em 24 horas, Rússia bate recorde diário desde o início da pandemia

O aumento de casos de infecção por Covid-19 pela variante Delta fez com que países da Ásia e da Oceania adotassem novas medidas de restrição. A alta nos números acontece num momento delicado, em que autoridades tentam convencer os mais céticos a receberem os imunizantes.

Ásia

Na Indonésia, onde apenas 10% da população tomou apenas uma dose da vacina, a Cruz Vermelha está em alerta, por conta do pico da doença. Já em Hong Kong, voos do Reino Unido – que vive uma alta de casos da variante Delta – estão proibidos; e em Bangladesh, que vê novos casos se aproximarem do último pico, em abril, soldados irão às ruas para fazer cumprir as medidas de isolamento.

A Malásia ordenou a permanência em casa após ver as infecções atingirem o pico no início de junho, mas os bloqueios não fizeram tanta diferença, já que o número de novos casos só caiu 5%. Nesta segunda (28), o governo estendeu a ordem de isolamento por tempo indeterminado. O país tem cerca de 6% da população totalmente vacinada.

A Rússia vive uma escalada da doença, com 652 mortes em 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia. De acordo com o governo, 151 mil dos 182 mil leitos disponíveis no país estão ocupados, 15 mil deles em Moscou, epicentro da terceira onda. Parte importante destes pacientes estão na UTI.

Por lá, a vacinação finalmente acelerou, de acordo com o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, mesmo com a desconfiança da população pela vacina.

Austrália

Quase 10 milhões de australianos cumprem o confinamento em quatro grandes cidades do país. Atualmente, a Austrália vive um surto de casos, especialmente por causa da variante Delta, devido a falhas nos sistemas de quarentena para viajantes que chegam do exterior.

Cidadãos do país têm criticado o governo pela lentidão da campanha de imunização, além da falta de melhorias nos dispositivos de quarentena.

Com informações do jornal Extra.