Acontece

COVID: Rússia ultrapassa pela 1ª vez marca de mil mortes diárias

Profissionais de saúde carregam paciente com Covid em hospital próximo a Moscou - Foto: Dimitar Dilkoff/AFP
Com 1.002 óbitos neste sábado (16), o país está com dificuldades para controlar a Covid

Pela 1ª vez desde o início da pandemia, a Rússia registrou mais de mil mortes provocadas pela doença em só um dia. Com 1.002 óbitos neste sábado (16), o país está com dificuldades para controlar a Covid, já que a campanha de vacinação custa a avançar.

Além do recorde de mortes, os russos também viram o número de casos ocorridos chegar a 33.208, a maior quantidade de infecções pelo quinto dia consecutivo, de acordo com a força-tarefa do país para o tema.

As autoridades do país colocam a culpa no ritmo lento da campanha de imunização tanto pela alta nas contaminações quanto pelo aumento de mortes. Diante desse cenário, o ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, pediu nesta semana que médicos aposentados e já imunizados voltem a trabalhar em hospitais.

Estima-se que a Rússia tenha 45% de sua população imune contra o vírus, segundo dados divulgados neste sábado (16) pela força-tarefa. Na capital, em Moscou, esse número seria de 61%, e nas regiões próximas, 64%.

Apesar de ter sido um dos primeiros a desenvolver e lançar um imunizante no combate a Covid, a Sputnik V, o país ainda luta para aplicá-lo na população, uma vez que muitos russos desconfiam das autoridades e temem em relação a novas indústrias farmacêuticas.

Com informações da Folha de S. Paulo.