Acontece

Administradora do Museu do Amanhã vence leilão de forte em Noronha

Forte vai ser administrador por um consórcio - Foto: Habitat Geo/Divulgação
Consórcio apresentou proposta de R$ 238 mil por mês para explorar comercialmente o Forte dos Remédios, tombado pelo Iphan

Um leilão para definir a empresa que poderá explorar comercialmente o Forte de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha, aconteceu nesta terça-feira (9). O Consórcio Dix/Pentágono/Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) apresentou a maior proposta. O grupo, aliás, é responsável pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Museu do Amanhã, no RJ – Foto: Divulgação

O consórcio ofereceu R$ 238 mil mensais para ter o direito de fazer a exploração comercial do forte. A ideia é que o contrato tenha duração de dez anos. Com isso, a empresa vencedora poderá explorar comercialmente o forte, que tem estrutura de 4 mil metros quadrados. Estão previstos lojas, cafés, livrarias e outros serviços. Após essa primeira etapa do processo, será aberto um prazo para a apresentação de possíveis recursos.

Licitação prevê uso do espaço para serviços como café e lojas – Foto: Divulgação
Leia Mais

Prestigiada inauguração da nova sede da Fundação Altino Ventura

O prazo para execução e início das atividades começa em 180 dias consecutivos após a assinatura do contrato. Esse é o período necessário para a preparação e o funcionamento das atividades comerciais. Além disso, a empresa deverá incluir na programação, durante todo o ano, atividades culturais, como exposições, apresentações teatrais, concertos e lançamentos.

Forte de Nossa Senhora dos Remédios – Foto: Divulgação

Localizada na Vila dos Remédios, a fortaleza foi construída pelos portugueses, em 1737. Tombada em 1961 pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), ela faz parte do Conjunto Histórico Tombado de Noronha. Aliás, o Iphan realizou uma obra de requalificação do imóvel, concluída em 2019.