Acontece

Brennand é declarado Patrono das esculturas de Pernambuco

Foto: Reprodução/@nestortmj
São de autoria de Brennand as 90 obras expostas no monumental Parque das Esculturas

O artista plástico Francisco Brennand, que faleceu em 19 de dezembro de 2019, foi declarado Patrono das esculturas de cerâmicas no Estado de Pernambuco, de acordo com a Lei Ordinária nº 003282, da Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Clodoaldo Magalhães (PV). São de autoria de Brennand as 90 obras expostas no monumental Parque das Esculturas, sobre arrecife natural, em frente ao Marco Zero.

Parque de Esculturas (Foto: Divulgação)

Aliás, o Parque das Esculturas ganhou o título de Patrimônio Cultura Material do Recife. Ao todo, são 90 peças em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil e formando um dos cartões-postais do Recife. A principal obra do complexo é a “Coluna de Cristal”, uma torre de 34 metros de altura confeccionada em argila e bronze.

Coluna de Cristal – Foto: Divulgação

O ceramista, pintor, escultor, ilustrador, gravador e desenhista Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu no Recife em 11 de junho de 1927, filho de Ricardo Monteiro Brennand e Olímpia Padilha Nunes Coimbra. Em novembro de 1971, o artista resolveu transformar as ruínas da Cerâmica São João da Várzea, fundada em 1917 pelo próprio pai. Ali, deu início a um projeto de esculturas de cerâmica que se multiplicaram nas áreas interna e externa do local.

Francisco Brennand – (Foto: Divulgação)