Acontece

Brasileiros enfrentam longas filas para votar no exterior

Fila para votação em Milão - Foto: Reprodução/Twitter
Em Paris a espera chega à 3h, enquanto Lisboa registra um fluxo ainda maior do que no primeiro turno

Muitos brasileiros que moram no exterior foram às urnas, neste domingo (30), escolher o próximo presidente do Brasil. Assim como no primeiro turno, houve registro de muitas filas nos principais colégios eleitorais do mundo. Ainda assim, muitos brasileiros afirmaram que o andamento das filas está mais rápido e que há menos confusão.

Somente na capital portuguesa, 45.273 cidadãos estão aptos a votar em Lisboa, um aumento de mais de 113% em relação a 2018. As filas começaram a se formar até duas horas antes da votação ter início. Nas redes sociais, eleitores registraram grande número de pessoas, mas até o momento, não houve registros de tumultos durante as primeiras horas da manhã. Uma brasileira, pelo Twitter, relata que apesar do grande fluxo, o andamento da fila está “rápido”. Outro brasileiro disse que a “fila para votar em Lisboa está quase três vezes maior do que estava nessa mesma hora no primeiro turno!”.

Muitos brasileiros votam em Lisboa – Foto: Reprodução/Twitter
Leia Mais

Anitta e mais famosos votam no segundo turno das eleições

Na França, as primeiras horas de votação foram de grande movimentação de brasileiros. Em Paris, o único colégio eleitoral da capital francesa tem 22.629 pessoas aptas a exercer seu direito. De acordo com relatos de eleitores que estão no local, as esperas estão chegando a três horas, mas não gerando desistências.

Na Alemanha, alguns eleitores registraram filas em Berlim. Na capital alemã pela manhã, apesar das filas maiores do que no primeiro turno, o tempo de espera foi menor devido à melhor organização. Há ainda registros de longas filas em Roma, na Itália.