Acontece

México vai isentar brasileiros de visto, afirma ministro de Lula

Foto: Getty Images
O México será o segundo país, depois do Japão, a liberar turistas brasileiros do visto

O governo do México vai voltar a isentar viajantes brasileiros da exigência de visto. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deu a informação, na quarta-feira (24), durante audiência pública na Câmara dos Deputados. O México será o segundo país, depois do Japão, a liberar turistas brasileiros do visto.

“Estive no México há coisa de um mês, negociei com o ministro Marcelo Ebrard e pedi que examinasse a questão da renovação de nosso acordo anterior, senão teríamos que impor também vistos aos mexicanos. A reação foi muito positiva. Estamos em plena negociação. Vão ser suspensos também, sempre provocado pela exigência de reciprocidade, os vistos dos brasileiros que viajam ao México”, afirmou Mauro Vieira.

Mauro Vieira
Foto: Reprodução/Márcio Batista

Mauro Vieira afirmou que conversou pessoalmente com os chanceleres do México e do Japão sobre o fim da exigência. A decisão dos países é favorável aos brasileiros, disse o ministro. Aliás, os turistas dos dois países terão isenção garantida.

A cobrança de visto está em vigor desde de 18 de agosto de 2022, com necessidade de obter o documento em papel. Até o momento, o ministro não informou a data em que a cobrança será dispensada pelo México.

México
México – Foto: Getty Images

No último fim de semana, o governo do Japão anunciou um acordo com o Brasil para dispensa de vistos de turistas com viagens de curta duração. A negociação foi concretizada durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Hiroshima, para a cúpula do G7, e oficializada após um encontro bilateral com o primeiro-ministro Fumio Kishida.

*As informações são do jornal Estadão