Acontece

Faustão está na UTI e intubado; estado clínico é estável

O icônico apresentador Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde o último domingo. Ele foi submetido a um transplante de coração devido ao agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca.

O boletim médico mais recente, divulgado pelo hospital nesta segunda-feira, informou que Faustão permanece intubado e sedado na UTI. Segundo o comunicado, o estado clínico do apresentador é estável, e as funções cardíacas estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas após o procedimento.

A cardiologista e intensivista Stephanie Rizk, especialista em insuficiência cardíaca e transplante cardíaco, explicou que é comum que os pacientes submetidos a transplantes cardíacos permaneçam na UTI por cerca de sete dias após a cirurgia. Além disso, é rotineiro que esses pacientes sejam intubados nas primeiras 48 horas.

Rizk acrescentou que a decisão de retirar a ventilação mecânica depende de vários fatores, como a quantidade de medicamentos necessários para a circulação sanguínea, a dinâmica respiratória e a estabilidade hemodinâmica do paciente.

O apresentador, conhecido por décadas de carreira na televisão brasileira, enfrentou com coragem um procedimento delicado e agora está sob os cuidados médicos da equipe do Hospital Albert Einstein. Os fãs e amigos de Faustão aguardam ansiosamente por atualizações sobre sua recuperação e desejam a ele uma recuperação plena e rápida.