Acontece

Carnaval de PE é reconhecido como manifestação da cultura nacional

No Dia Nacional do Frevo, a senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, apresentou um projeto de lei que visa reconhecer o Carnaval de Pernambuco como manifestação da Cultura Nacional. Este projeto é um marco significativo para o estado e seu carnaval, que é conhecido por sua diversidade, riqueza cultural e animação contagiante.

O Carnaval de Pernambuco é uma festa que vai além da simples celebração popular. É uma manifestação multicultural que incorpora elementos das tradições dos povos que contribuíram para a formação da cultura brasileira. Desde os caboclinhos, que fazem referência aos povos indígenas, até os maracatus trazidos pelos africanos, passando pelos papa-angu e caretas, que são manifestações cristãs reinterpretadas pelo folclore local, cada detalhe do carnaval pernambucano conta uma história rica e diversificada.

Por isso, a senadora Teresa Leitão enfatiza a importância econômica e turística do Carnaval para Pernambuco, destacando como a festa movimenta uma vasta cadeia produtiva, desde a confecção de roupas e adereços até a manutenção de palcos, músicos e orquestras. Este reconhecimento oficial como manifestação da Cultura Nacional é um passo importante para a preservação e proteção do Carnaval de Pernambuco, que é um patrimônio cultural do Brasil.

O projeto de lei, o primeiro apresentado pela senadora, foi submetido à análise das comissões do Senado. A iniciativa tem o apoio do senador Humberto Costa e representa um esforço para celebrar e preservar a riqueza cultural do Carnaval de Pernambuco, que há décadas encanta e atrai pessoas de todo o Brasil e do mundo.

Hoje (29), o projeto foi finalmente aprovado e agora com isso, o Carnaval de Pernambuco ganha o reconhecimento que merece como uma das manifestações culturais mais emblemáticas e importantes do país, marcando não apenas os corações dos pernambucanos, mas de todos os brasileiros que celebram essa festa única e inesquecível.