Acontece

Zelensky não aplaude Lula durante Assembleia Geral da ONU

Na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva discursou, mas não recebeu aplausos do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Enquanto Lula falava, a plateia aplaudiu-o em cinco momentos, mas Zelensky permaneceu indiferente.

Além disso, Zelensky foi visto mexendo no celular e conversando durante o discurso de Lula, mostrando desinteresse pelas palavras do presidente brasileiro. No entanto, quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou e condenou a Rússia, Zelensky demonstrou interesse e aplaudiu as palavras de Biden.

A relação entre Lula e Zelensky tem sido tensa, em grande parte devido a declarações do líder brasileiro sobre o papel da Ucrânia na guerra com a Rússia, bem como a aproximação de Lula com o presidente russo, Vladimir Putin, desde que assumiu o cargo. Anteriormente, Lula havia declinado de um convite de Zelensky para uma reunião bilateral na Cúpula do G7.

No entanto, durante a Assembleia Geral da ONU, os dois líderes planejam uma aproximação. Eles têm um encontro marcado para discutir suas diferenças e encontrar maneiras de cooperar. O Itamaraty informou que Lula está disposto a “ouvir” o que Zelensky tem a dizer, sinalizando uma possível reconciliação entre os dois líderes em questões internacionais.