Acontece

Ciclone-bomba Ciarán gera alerta máximo em países da Europa

Rua inundada após forte tempestade em Quimper, na França - Foto: Fred Tanneau/AFP
Além de Portugal, França, Inglaterra e outros países da Europa ocidental vento de até 170 km/h, chuva forte, além de ondas de dez metros

O ciclone-bomba Ciarán fez com que países da Europa ocidental ficassem em alerta máximo. Além de Portugal, que está colocou sete distritos em alerta vermelho devido aos ventos fortes e agitação marítima, França, Inglaterra, Bélgica e outros países também se preparam para enfrentar a tempestade. Aliás, alguns destes territórios poderão enfrentar os ventos mais fortes registados em décadas.

Tempestade Ciarán – Foto: Divulgação

Na França, a Météo-France alertou para ventos de cerca de 145 km/h na Bretanha, Normandia e Pays de la Loire. No extremo noroeste do país, são esperados ventos de até 170 km/h e ondas de quase 10 metros de altura. A autoridade ferroviária nacional cancelou alguns comboios regionais em cinco regiões a partir da noite de quarta-feira (1). Além disso, a rota dos comboios rápidos, entre Paris e Rennes, foram suspensas as paragens intermédias.

Leia Mais

Unicef afirma que crianças podem morrer por desidratação em Gaza

Já no Reino Unido, o serviço de meteorologia emitiu alertas de mau tempo para ventos com rajadas de cerca de 130km/h ou mais nas áreas costeiras. As Ilhas do Canal e o leste da Inglaterra sofrerão o maior impacto do vento e da chuva, mas grande parte do sul e sudeste também será também atingida por ventos e chuvas mais fortes do que o normal. De acordo com Rachel Ayers, do Met Office, poderão ocorrer falhas de energia na sequência de queda de árvores, constrangimentos na circulação rodoviária e o encerramento de serviços ferroviários.

Carro atravessando enchente em Newry Town – Foto: PA Images/Getty Images

Na Bélgica, o Instituto Meteorológico Real emitiu um alerta “laranja” para a costa flamenga e um alerta “amarelo” para o resto do país. Na Holanda, o serviço de meteorologia limitou o alerta a “amarelo” para quinta-feira (2). Ainda assim, a Associação Automobilística Holandesa aconselhou as pessoas a trabalharem em casa, enquanto algumas escolas serão fechadas.