Acontece

Israel x gaza: Secretário dos EUA visita Tel Aviv

Antony Blinken, secretário dos Estados Unidos, está em Tel Aviv desde o início da manhã desta sexta-feira (03), para se encontrar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

À imprensa local, Blinken confirmou os desejos da Casa Branca em oficializar uma pausa humanitária no conflito entre Israel e o grupo fundamentalista Hamas, na Faixa de Gaza.

“Nós precisamos fazer mais para proteger os civis palestinos”, diz o secretário americano para a imprensa. Em contrapartida, Blinken reafirmou que “Israel nunca estará sozinho”, reassegurando o apoio dos EUA ao país, mas dizendo que “a forma como Israel se defende, importa”.

“Isso não é sobre lidar com o Hamas nos termos de se defender fisicamente. É sobre ter certeza que o 7 de outubro não se repita, mas também é sobre se defender da ideia, uma ideia pervertida, e nós temos que combater isso com uma ideia melhor… com uma visão melhor de como o futuro pode ser, e demonstrar que estamos dispostos a alcançá-lo”, ressalta o secretário

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, o número de mortos passa dos 9 mil e são mais de 32 mil feridos. O levantamento mostra que o número de mortos na Cisjordânia, chega a 111 e 1,9 mil feridos. E desde o início do conflito, no dia 7 de outubro, Israel tem, somando, 1,4 mil mortos. Deixando, ao todo, 10.572 vidas perdidas no Oriente Médio.

Estima-se que em torno de 45% das casas da Faixa de Gaza, foram destruídas ou danificadas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).