Acontece

Obras do mestre Francisco Brennand na 2ª Bienal da China

Francisco Brennand
Foto: Rafael Furtado e Leo Mota
Quatro obras de Francisco Brennand integram a mostra, que será aberta no dia 15 de dezembro

A 2ª Bienal Internacional de Arte Cerâmica de Jingdezhen 2023, que será aberta no dia 15 de dezembro, na China, terá digitais da arte pernambucana.

Quatro obras de Francisco Brennand integram a mostra, inseridas no núcleo “Cerâmica no Brasil – Do ancestral ao contemporâneo”, dedicado à produção de artistas brasileiros de diferentes origens, estilos e gerações.

Selecionadas pela curadoria, as esculturas “Natureza Morta (jaca)”, “Ídolo”, “Cabeça de Pelicano” e “Bicho” ficam expostas até 15 de junho do ano que vem no Jingdezhen Ceramic University Museum.

O acervo da Oficina de Cerâmica Francisco Brennand conta com mais de duas mil obras, entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. Após a morte do artista plástico, em 19 de dezembro de 2019, o complexo tornou-se integralmente um museu.

Vale lembrar que as criações de Francisco Brennand já ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais. Além disso, as criações do artista embelezam diversos museus no Recife, Brasil e do mundo. Os temas principais das obras são a origem da vida e eternidade das coisas, inspiradas nas mitologias grega e romana, bem como na História, fauna, flora, literatura e personagens.

Conhecido por suas gigantescas obras, Francisco é o grande criador do Parque das Esculturas, construído em frente ao Marco Zero, no Recife. Ao todo, são 90 peças em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil e formando um dos cartões-postais do Recife. A principal obra do complexo é a “Coluna de Cristal”, uma torre de 34 metros de altura confeccionada em argila e bronze.