Acontece

Janja sobre ter conta hackeada: ‘Já estou acostumada com ataques’

Janja
Foto: Ton Molina/Estadão e X
O hacker fez várias publicações ofensivas contra ela, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do STF

A primeira-dama Janja, que sofreu um ataque hacker no X (antigo Twitter), publicou uma nota nesta terça-feira (12) para falar sobre o assunto. A conta dela foi invadida na noite de segunda (11). O hacker fez várias publicações ofensivas contra ela, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. O perfil de Janja foi bloqueado a pedido da Polícia Federal, que está investigando o caso e tomará as devidas providências junto com a plataforma.

Veja a nota completa:

Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta do X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei.

Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente.

Mulheres no Brasil inteiro são vítimas de ataques machistas, que tomam conta das redes sociais e muitas vezes saem dela, acabando em agressões físicas e feminicídios. Milhares de mulheres perdem ou até tiram a própria vida a partir de ataques como o que sofri na noite de ontem.

A Polícia Federal e a plataforma X foram acionados imediatamente e estão tomando as devidas providências. O ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos.

Agradeço todas as manifestações de solidariedade e apoio que tenho recebido desde então. Eu sei, e é sempre bom relembrar, que não estamos sozinhas.

Leia Mais

Angélica elogia postura de Janja no governo Lula: ‘Participativa’

Após o acionamento da PF e da plataforma, o hacker ainda comentou a informação: “Campanha política que é bom, defendem, mas e pessoas passando fome no país? Nunca fizeram NADA. Concordam? Agora irem atrás de mim, estão interessados”.

As publicações na conta de Janja incluíam frases como “Super Xandão, presidente do Brasil em 2026”, em referência ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes; pedidos para seguir uma conta que se define como “anti-comunista”; e a frase “Eu apoio o mensalão”. O hacker também fez postagens chamando o presidente Lula (PT) de “vagabundo” e, se passando pela primeira-dama, afirma que o petista é traído pela esposa com o jogador Neymar.