Acontece

Lula chama de volta embaixador do Brasil em Israel

Lula chama de volta o embaixador do Brasil em Israel - Foto: Divulgação
Decisão veio após presidente ser declarado persona non grata por Israel

Brasil e Israel enfrentam uma crise diplomática! O embaixador brasileiro naquele país, Frederico Meyer, será chamado de volta pelo governo Lula. Isso acontece após Meyer ser convocado por autoridades israelenses, nesta segunda-feira (19), para dar explicações sobre uma declaração do presidente.

No último domingo (18), Lula comparou as mortes de palestinos que estão na Faixa de Gaza ao Holocausto na Segunda Guerra Mundial. Com isso, o presidente foi considerado, nesta segunda-feira (19), persona non grata por Israel.

Frederico Meyer, embaixador do Brasil em Israel – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Leia Mais

Morre filha de Lima Duarte, Júlia Martins, aos 49 anos

A desocupação do posto em Tel Aviv indica que o agravamento do impasse diplomático entre Brasil e Israel. Quando há uma crise entre dois países, chamar o chefe do posto mostra que o governo não está satisfeito com o outro país e pode, eventualmente, ser o primeiro passo para o esfriamento ou até o rompimento das relações bilaterais. Ou seja, ao convocar o embaixador, Lula indicou que não pedirá desculpa por sua fala.

Aliás, a avaliação é que a declaração de Lula está sendo usada politicamente pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que enfrenta uma crise de popularidade. A decisão de Israel de classificar o presidente brasileiro como persona non grata, foi considerada “um absurdo” pelo assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim.