Acontece

1° lago com o selo Genesis PE no Nordeste impressiona convidados

GRAVATÁ

A inauguração do primeiro lago ornamental construído com a chancela da Genesis Pernambuco, na tarde desta quinta-feira, em Gravatá, representou um marco para a arquitetura e o paisagismo da região Nordeste. Convidados, arquitetos e formadores de opinião estiveram no coquetel para conhecer de perto o equipamento, que passa a ser o showroom da empresa, capitaneada pelo paisagista Luciano Lacerda e pela empresária Gláucia Lira.

Para além do lago, a imponência das rochas sedimentares que fazem parte da ornamentação do empreendimento chamou a atenção dos convidados. “Deus esculpiu e a Genesis, junto com Luciano Lacerda, fez o restante. É algo até inexplicável, como o homem consegue fazer uma reprodução tão bonita da natureza. Simplesmente, um espetáculo à parte”, disse a arquiteta Ana Cunha.

Outro detalhe marcante e bastante destacado foi a integração do lago ao paisagismo. As tamareiras adultas transplantadas deram todo um charme ao ambiente. “A gente já percebe desde a via uma imponência que o paisagismo permite com essa verticalidade das tamareiras e também uma elevação no terreno, e já dá curiosidade para entrar, já tem uma profundidade, uma perspectiva para chegar na cereja do bolo que é o lago ornamental”, destacou o arquiteto Paulo Veloso. Para ele, o conjunto paisagístico e arquitetônico faz um casamento perfeito com a água. “É uma riqueza de ambiências que é muito agradável. Eu acho que essa casa aqui, quem vive aqui ou quem trabalha aqui, esse é o espaço principal de permanência, mais prazeroso, e que gera mais bem-estar, convívio e qualidade.”

PRESENÇAS

O mundo da arquitetura esteve presente na inauguração do showroom da Genesis Pernambuco. Prestigiaram Ana Cristina Cunha, Marcelo Souza Leão, Maria Loreto, Wagner Melo, Hilda Leite, Juliano Dubeux, Fernanda Durães, Suzana Gueiros, Guilherme Advincula, dentre outros. Os convidados foram recepcionados pelos sócios, com buffet da Farid Culinária Árabe, e tiveram a oportunidade de conhecer o lago em dois momentos bastante especiais. De dia, com as luzes naturais, e à noite, com a ambientação cênica que destaca as altas tamareiras e destaca o azul do lago com a vida aquática. Ao final, todos foram presenteados com mudas de baobás africanos, presente do Villa Garden Paisagismo.

Luciano agora passa a ser o representante da Genesis em Pernambuco, Alagoas e na Paraíba, alinhando toda sua expertise de mais de uma década de atuação no mercado do paisagismo com o know-how exclusivo e inovador da Genesis Ecossistemas. Luciano, que foi eleito um dos 30 maiores paisagistas do Brasil, consolidou a parceria com a empresa nacional já anunciando o início de alguns projetos no interior de Pernambuco.

Apaixonado por biologia aquática e paisagista tropicalista por vocação, Luciano Lacerda é um dos maiores nomes do paisagismo no País. O pernambucano é sócio-proprietário do Villa Garden e vem deixando sua marca em projetos de peso há 15 anos.

“A ideia de trazer o lago para dentro dos nossos projetos vai permitir que possamos ofertar uma gama ainda maior de possibilidades na nossa Região. Hoje a Genesis representa o que há de melhor e mais desenvolvido em termos de tecnologia. Então é toda essa experiência que estamos trazendo para o Nordeste”, afirma o paisagista. “Para este projeto eu trago minha amiga e grande profissional, a empresária Gláucia Lira, que vai ser co-autora comigo no desenho dos lagos, empregando toda sua sensibilidade estética para a região”.

“Trabalhar com a natureza em todas as suas possibilidades nos remete ao Criador, e é com essa visão que quero levar aos clientes, através dos lagos ornamentais e piscinas naturais, uma conexão com nossas origens”, aponta Gláucia.

Tendência crescente no mercado, as piscinas naturais têm sido cada vez mais procuradas por representarem a integração completa da natureza com o ambiente doméstico. O paisagismo não se resume mais a simples presença de plantas, é preciso que haja harmonia entre a arquitetura da construção, a área verde e todos os elementos que compõem o espaço. “Eu entendo que a presença da água nos projetos paisagísticos é um grande diferencial. Ela agrega muito por ser um elemento vital. A água traz tranquilidade, satisfação, qualidade de vida”, pontua Luciano.

Conhecido por ressaltar a brasilidade e valorizar a flora local em seus projetos, o paisagista é também criador de peixes e pesquisador, por paixão, de tudo que envolve biologia aquática. Se aventurar pelas técnicas aprimoradas de construção de piscinas naturais é um caminho natural de sua trajetória, complementando sua filosofia de vida e de trabalho. “Um jardim tem que existir para ser vivido de dentro pelas pessoas e não apenas admirado por fora. Por isso, levar em consideração o modo de vida e as características do cliente é fundamental, ele precisa se ver usufruindo totalmente do ambiente”, ressalta Luciano Lacerda.

Sobre a Genesis Ecossistemas

Fundada em 2004 pelo paisagista, aquarista e médico veterinário Ricardo Caporossi Junior, a empresa é referência em projetar ecossistemas com qualidade, equilíbrio e excelente relação custo-benefício. Compromissada com o meio ambiente, ela é especializada em implantar ecossistemas de baixo impacto ambiental, projetando diferentes tipos de lagos, sempre em perfeito equilíbrio com o paisagismo, garantindo assim qualidade, beleza e excelente relação custo x benefício. A Genesis Ecossistemas utiliza equipamentos importados, peixes diversificados, rochas especiais e lindas plantas aquáticas. Tudo para que o ecossistema criado viva em perfeita harmonia e completamente integrado ao projeto arquitetônico.