Acontece

Companhias áreas cancelam vôos entre Brasil e Argentina

Nesta quarta-feira (28), as companhias aéreas Gol e Latam, duas das principais operadoras de voos entre o Brasil e a Argentina, cancelaram suas operações na rota devido a uma greve no setor aéreo argentino.

A Latam anunciou o cancelamento de todas as suas operações entre a Argentina e o Brasil, oferecendo aos passageiros afetados opções de alteração de voo ou reembolso por meio de seus canais de atendimento.

Já a Gol informou o cancelamento de todos os voos de Buenos Aires, Córdoba e Rosário, permitindo que os passageiros realizem alterações sem custos adicionais. Além disso, a companhia disponibilizará operações extras nesta quinta-feira para atender os clientes impactados, através de seus canais de atendimento.

A greve no setor aéreo argentino foi deflagrada à meia-noite desta quarta-feira pelos sindicatos dos trabalhadores, afetando aproximadamente 75 mil passageiros, de acordo com o jornal argentino La Nacion.

No entanto, a TV Pública Estatal da Argentina menciona 35 mil viajantes atingidos e 400 voos cancelados em todo o país, com a Aerolíneas Argentina cancelando 331 voos.

Os sindicatos dos trabalhadores do setor aéreo recusaram uma proposta de aumento salarial de 12% apresentada pelas estatais Aerolíneas Argentina e pela Intercargo.

Os dirigentes sindicais reivindicam um aumento de pelo menos 70%, visando uma recomposição salarial que supere a inflação, que acumulou uma variação de 254% nos últimos 12 meses, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina.

Diante do impasse, a greve continua afetando as operações aéreas no país, com apenas as empresas Flybondi e American Airlines mantendo suas operações.