Acontece

Martinho da Vila vai à Justiça contra INSS por aposentadoria

O renomado sambista Martinho da Vila está travando uma batalha judicial contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde setembro de 2023, na tentativa de restabelecer o pagamento de sua aposentadoria, concedida em 2006.

O imbróglio teve início quando Martinho percebeu, no ano passado, que os depósitos de seu benefício haviam sido interrompidos pelo INSS. A descoberta revelou que a suspensão ocorreu devido à falta da prova de vida, um procedimento obrigatório para os beneficiários da Previdência Social.

Desde julho de 2021, o artista não recebe seu benefício e, desde então, tem empreendido esforços para reativar os pagamentos. Durante o período de outubro de 2022 a junho de 2023, Martinho realizou 13 novas provas de vida, buscando comprovar seu direito ao benefício.

Diante da falta de uma retomada automática do pagamento por parte da Seguridade Social e da ausência de previsão sobre o pagamento dos valores retroativos, estimados em cerca de R$ 80 mil, Martinho decidiu acionar seus advogados para garantir seus direitos por meio do sistema judiciário. O processo encontra-se na 31ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

A luta de Martinho da Vila não se resume apenas à busca por seus direitos financeiros, mas também ressalta a importância de um sistema previdenciário mais eficiente e atento às necessidades dos beneficiários.