Acontece

Lula e Macron participam de cerimônia de lançamento de submarino

Nesta quarta-feira (27), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da França, Emmanuel Macron, marcaram presença no Complexo Naval em Itaguaí, no Rio de Janeiro, para um evento de grande importância: o lançamento ao mar do submarino Tonelero (S-42). A embarcação é fruto de uma parceria entre os dois países, firmada em 2008, com um orçamento estimado em R$ 40 bilhões.

A primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva, teve a honra de ser a madrinha de batismo, seguindo a tradição naval ao quebrar um espumante no casco do submarino.

Esta cerimônia marca mais um marco na cooperação entre Brasil e França, fortalecendo os laços entre as nações.

O submarino Tonelero, o quinto da frota brasileira e o terceiro com propulsão diesel-elétrica construído inteiramente no Brasil, impressiona pelas suas dimensões e capacidades.

Com 71,62 metros de comprimento, 6,2 metros de diâmetro e 15 metros de altura, o Tonelero pode permanecer em operação por até 70 dias, com uma tripulação de 35 pessoas a bordo.

Além disso, o submarino foi projetado para superar a profundidade de 250 metros e atingir uma velocidade máxima de 37 km/h.

Equipado com seis tubos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas, o Tonelero é uma importante adição ao arsenal das Forças Armadas do Brasil.

O evento também contou com a presença de autoridades brasileiras e francesas, evidenciando a relevância e o compromisso mútuo com a segurança e a defesa.

O lançamento do submarino Tonelero representa não apenas um avanço tecnológico e estratégico para ambos os países, mas também uma demonstração de cooperação e colaboração internacional no cenário naval.