Acontece

Tremores assustam moradores de Caxias do Sul após chuvas

Gramado
Foto: RBS TV/Reprodução

Moradores de diversos bairros do município gaúcho de Caxias do Sul foram surpreendidos por tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13). Relatos nas redes sociais descrevem residências balançando e um grande estrondo, deixando a população local apreensiva.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em nota nesta manhã, os tremores foram registrados em pelo menos quatro bairros.

A origem dos tremores é atribuída à acomodação de camadas rochosas subterrâneas, descartando riscos adicionais à população.

O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) registrou três tremores na Serra Gaúcha durante as primeiras horas do dia.

O primeiro, de magnitude 2,4, ocorreu às 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, atingiu Caxias do Sul com magnitude de 2,3; e o terceiro, também em Caxias do Sul, às 3h03, com a mesma intensidade.

O município já enfrentava dificuldades decorrentes das intensas chuvas do último final de semana, que causaram deslizamentos de terra e danos na cidade.

O estado de calamidade pública foi decretado no dia 2 de maio, após as chuvas terem causado pelo menos nove mortes e deixado uma pessoa desaparecida.

O deslizamento de terra ocorrido esta madrugada rompeu uma adutora que já havia sido atingida em 1º de maio e provisoriamente reparada.

Como resultado, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre está inoperante, resultando na interrupção total ou parcial do fornecimento de água para 52 bairros.

O cenário desafiador em Caxias do Sul ressalta a necessidade de medidas urgentes para lidar com os impactos das chuvas e garantir a segurança e o bem-estar da população afetada.