Acontece

três pessoas que insultaram Vini Jr. são condenadas a prisão

Nesta segunda-feira (10/6), a LaLiga anunciou a condenação de três torcedores do Valencia por ofensas racistas dirigidas ao jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid.

Os indivíduos receberam penas de oito meses de prisão, dois anos de banimento de estádios em jogos organizados pela Federação Espanhola de Futebol, além de serem obrigados a arcar com os custos do processo. Esta decisão marca a primeira sentença deste tipo na Espanha.

O incidente ocorreu em 21 de maio de 2023, durante a partida entre Valencia e Real Madrid, válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.

Os torcedores foram ouvidos chamando Vinicius Júnior de “macaco” e outros insultos racistas, principalmente aos 24 minutos do segundo tempo, o que levou à interrupção temporária do jogo.

Inicialmente, os acusados foram condenados a 12 meses de prisão, porém a pena foi reduzida em um terço após um acordo durante a fase de investigação preliminar.

Eles foram considerados culpados com a circunstância agravante de discriminação por motivos raciais.

Vinicius Júnior, que tem sido um alvo constante de ataques racistas nos estádios espanhóis, expressou sua frustração e tristeza com os eventos ocorridos no estádio Mestalla.

A condenação destes torcedores é vista como um passo importante na luta contra o racismo no futebol, demonstrando que atitudes discriminatórias não serão toleradas.

A LaLiga e a Federação Espanhola de Futebol reafirmaram seu compromisso em combater o racismo e em promover um ambiente seguro e inclusivo para todos os jogadores e torcedores.