Acontece

LUTO! Morre artista pernambucano J. Borges, mestre da xilogravura

J. Borges, mestre da xilogravura
J. Borges, mestre da xilogravura - Foto: Divulgação
O artista morreu na residência onde morava, em Bezerros, Agreste de PE

Pernambuco está de luto! 😔🥀 Morreu o artista pernambucano J. Borges, mestre da xilogravura, aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo filho dele, Pablo Borges.

O artista morreu na residência onde morava, em Bezerros, Agreste do Estado. Segundo familiares, o nordestino morreu de causas naturais por volta das 6h da manhã desta sexta-feira (26). Ainda não há informações sobre velório e enterro.

José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, foi um renomado artista, cordelista e poeta brasileiro. Era um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco.

Ele recebeu o título de Patrimônio Vivo Imaterial de Pernambuco, e foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural do Brasil em 1999. Além disso, já ilustrou obras de escritores como José Saramago e Eduardo Galeano.

Em 2020, o grande homenageado do Galo da Madrugada foi o cordelista e xilógrafo J. Borges. ‘Xilogravuras no Cordel do Frevo’ foi tema do maior bloco de rua do mundo.

Na ocasião, o xilógravo recebeu o primeiro selo “Gigante Guardião da Cultura”, entregue a profissionais de vasta contribuição para a cultura.