Acontece

Com a liberação do X, a rede social volta a funcionar no Brasil

Foto: Divulgação

Ao cumprir todas as exigências do Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão do retorno do X recaiu nas mãos do ministro Alexandre de Moraes. Que, por sua vez, ordenou à Anatel que liberasse a rede social no Brasil com o prazo de 24 horas.

A liberação começou a acontecer nesta quarta-feira (9), com alguns celulares e pessoas conseguindo acessar o antigo Twitter outra vez, sem restrição.

A suspensão do X ocorreu quando o STF exigiu a exclusão de algumas contas na rede social que faziam menções ao nazismo, exigência essa que foi negada pelo dono da empresa, Elon Musk. Deste modo, o ministro Alexandre de Moraes requeriu a suspensão da rede no Brasil e a justiça buscou formas de negociação com o empresário estrangeiro.

Sendo algumas destas formas negadas por Musk, contudo após 40 dias de suspensão, o fundador do antigo Twitter tinha cumprido todas as exigências do STF. Excluindo as contas, pagando a multa cobrada por Moraes, entre outros.

Desta forma, a empresa recebeu uma avaliação positiva da Procuradoria Geral da República (PGR), na última terça-feira (8), em prol do fim da suspensão e concretizando com a decisão final do ministro Alexandre de Moraes.