Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e uma das principais lideranças da esquerda na América Latina, morreu aos 89 anos. Ele enfrentava um câncer de esôfago em estágio terminal e estava sob cuidados paliativos para alívio da dor.
Em 9 de janeiro de 2025, Mujica revelou que a doença, diagnosticada em abril de 2024, havia se espalhado por todo o corpo.
Em tom de despedida, fez um apelo comovente: “Peço apenas que me deixem em paz. Que não me procurem mais para entrevistas ou qualquer outra coisa. Meu ciclo chegou ao fim. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, declarou Mujica em entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda.
O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica nasceu em Montevidéu, filho de Demétrio Mujica Terra e Lucy Cordano. Seu pai era um pequeno agricultor que acabou enfrentando a falência.
Mujica iniciou o curso de Direito no Instituto Alfredo Vásquez Acevedo (IAVA), mas não chegou a concluí-lo. Ainda jovem, passou a militar pelo Partido Nacional, iniciando sua trajetória política após os 20 anos. Em 1962, rompeu com a legenda e participou da fundação da Unión Popular.