O ator Wagner Moura usou as redes sociais na noite deste sábado (24) para celebrar a conquista do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Cannes, na França. Em um vídeo publicado no perfil oficial do filme O Agente Secreto no Instagram, o baiano explicou o motivo de não ter comparecido pessoalmente à cerimônia de premiação.
“Tive um dia absolutamente louco”, relatou o ator. “Passei o dia filmando, não fiquei em Cannes porque tinha que filmar, estou fazendo um filme aqui em Londres”, contou, diretamente da capital inglesa, onde cumpre compromissos profissionais.
Além do prêmio de Melhor Ator, o filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, de Pernambuco, também foi premiado no festival. O Agente Secreto conquistou o Fipresci Prize, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema ao melhor filme da seleção oficial, e o Prix du Cinémas de Art et Essai, oferecido por exibidores independentes.
Wagner celebrou não apenas a vitória pessoal, mas também o impacto coletivo da obra: “Recebi a notícia dos prêmios que a gente ganhou da forma mais louca possível, no set de filmagem. Queria dizer a felicidade que tenho por mim, pelo Kleber, por Agente Secreto, pelo cinema brasileiro e pela cultura brasileira”, afirmou, emocionado.
Ele destacou a importância do filme como mais um elo entre os brasileiros e a sua própria cultura: “Este filme é mais uma peça que aproxima os brasileiros da sua cultura e dos seus artistas”.
Em seu discurso, Moura ainda fez referência ao recente sucesso do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, como exemplo do crescente prestígio do cinema nacional. “Ter hoje brasileiros torcendo pela vitória do cinema brasileiro internacionalmente e dizendo ‘esses filmes nos representam’, como aconteceu com Ainda Estou Aqui, me dá uma alegria profunda”, disse.
E concluiu com entusiasmo: “Viva a cultura brasileira e aqueles que acreditam na importância da cultura para o desenvolvimento de qualquer país. O Brasil é o país da cultura e da arte. Vamos celebrar e aproveitar mais esse momento bonito da nossa cultura e cinema”.
Sobre o filme
O Agente Secreto é um thriller político ambientado no Recife dos anos 1970 e marca o terceiro longa de Kleber Mendonça Filho a concorrer ao prêmio mais importante de Cannes, após Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Na trama, Wagner Moura interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora em busca de paz, mas se depara com uma cidade marcada por perigos e segredos inquietantes.