Pernambuco ganhou destaque internacional neste fim de semana em Paris, durante as celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, está à frente da agenda cultural promovida pelo Governo de Pernambuco na capital francesa.
A agenda, dentro do Ano Cultural Brasil-França, levou o frevo, a cultura popular e o cinema pernambucano a espaços simbólicos da capital francesa, como o Museu do Louvre, o Rio Sena e o Grand Palais. Na ocasião, o público conferiu a exibição do filme “O Agente Secreto”, do pernambucano Kleber Mendonça Filho e do ator baiano Wagner Moura.
O frevo pernambucano e os bonecos gigantes do artesão e mestre bonequeiro André Luiz Vasconcelos (Olinda-PE) invadiram a festa Grand Bal BrasilBrésil, no Grand Palais, em ação apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura.
No sábado (5), o ator Wagner Moura protagonizou um momento emocionante e cheio de brasilidade durante a exibição do filme O Agente Secreto, no pátio do Museu do Louvre, em Paris. O longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi apresentado ao ar livre no encerramento do festival Cinéma Paradiso Louvre, e contou com a presença de centenas de espectadores.
A noite ganhou um clima ainda mais especial quando Moura, tomado pela emoção, soltou a voz no palco e interpretou “Isto Aqui, O Que É?”, clássico de Ary Barroso eternizado por Caetano Veloso. A canção, um verdadeiro hino de exaltação à cultura brasileira, arrancou aplausos do público e selou o momento de conexão entre Brasil e França.
A festa rolou solta na exibição, com direito a muito frevo e dança no local. Estiveram presentes no evento a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto, e o ator Wagner Moura, que também rendeu-se à alegria do ritmo pernambucano.