Um grupo de 25 negociadores da COP30, a conferência sobre clima da ONU (Organização das Nações Unidas), assinou um documento no qual sugerem que, se os preços de hospedagem exorbitantes no Pará não forem resolvidos, o evento deveria acontecer em outro local.
“[Ter condições de participar] significa ser possível viajar para Belém, ficar em acomodações adequadas e acessíveis, e ir ao pavilhão e voltar de forma segura e eficiente em termos de tempo, inclusive tarde da noite”, diz a carta.
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, confirmou que países pediram a mudança de local por causa do alto preço dos hotéis. A COP 30, prevista para novembro de 2025, será a primeira conferência climática da ONU na Amazônia e deve reunir chefes de Estado, ministros, diplomatas e milhares de integrantes da sociedade civil de mais de 190 países.
“Tornou-se público que diversos países do grupo que conforma a administração da Convenção do Clima, que se chama Bureau, manifestaram de fato e saíram a público para dizer que a questão do preço dos hotéis é uma preocupação. De fato, representantes de regiões pediram para tirar a COP de Belém numa reunião anteontem (terça-feira)”, disse Lago.
Se na maioria das cidades onde as COPs aconteceram os hotéis passaram a pedir o dobro ou triplo do valor, no caso de Belém estão pedindo mais de 10 vezes. Então, há uma sensação literalmente de revolta dos países por essa insensibilidade, sobretudo por parte dos países de menor desenvolvimento, que estão dizendo que não poderão vir à COP por causa dos preços extorsivos e abusivos. De fato os preços de Belém estão completamente abusivos, mais de 10 vezes e, em vários casos, 15 vezes o valor que os hotéis normalmente cobram”, disse.
E completou: “A legislação brasileira não permite impor os preços, mas eu acredito que os hotéis não estejam se dando conta da crise que eles estão provocando e isso se tornou público na declaração do Richard (Muyungi), que representa os países africanos, no momento que ele deu uma entrevista para a Reuters e ficou público que os países estão pedindo para o Brasil tirar a COP de Belém”.
Muyungi, presidente do Grupo Africano de Negociadores, afirmou que outra reunião deve discutir novamente a questão da hospedagem durante a COP. “O Brasil tem muitas opções em termos de ter uma COP melhor, uma boa COP. Por isso, estamos pressionando para que o Brasil forneça respostas melhores, em vez de nos dizer para limitar nossa delegação”, disse Muyungi.

.png)


