O filme “O Agente Secreto”, escolhido como representante do Brasil no Oscar 2026, ganhará a partir desta quinta-feira (18) uma nova série de sessões especiais com um objetivo estratégico: cumprir as exigências da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer a uma vaga na premiação.
De acordo com as regras, os longas precisam ter pelo menos sete dias consecutivos de exibição em salas de cinema de seu país de origem. Para atender ao requisito, a produção será exibida no Cinema da Fundaj (Recife), Cine Passeio (Curitiba) e Cine Glauber Rocha (Salvador).
As chamadas “sessões de elegibilidade” já são uma tradição no mercado brasileiro, que geralmente reserva o último trimestre do ano para lançamentos oficiais dos filmes indicados. No caso de “O Agente Secreto”, o lançamento em circuito nacional acontece no dia 6 de novembro, com patrocínio master da Petrobras.
Enquanto não chega ao grande público, a produção segue circulando pelos principais festivais de cinema do país. Depois das primeiras exibições públicas no Brasil, em 10 de setembro, nos Cinemas São Luiz e Teatro Parque, em Recife, e da abertura do Festival de Brasília, no dia 12, o longa já passou pelo Olhar do Norte (Manaus, 16/09) e segue para o Maranhão na Tela (18/09), CineBH (23/09), Cine Ceará (24/09) e o Festival do Rio, cuja data será divulgada em breve.
“O Agente Secreto” tem estreia confirmada em mais de 90 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente.
Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia. Nos Estados Unidos, o filme chega ao circuito comercial de Nova York no dia 26 de novembro, ampliando para as salas de Los Angeles em 5 de dezembro, e, posteriormente, será expandido.

 (1).gif)
