A estrutura do Galo Gigante começou a ser montada no sábado (3) e segue a todo vapor nesta segunda-feira (5), na Ponte Duarte Coelho, área central do Recife. Este ano, o Galo será erguido às 20h da próxima quarta-feira (7), ao som de orquestras de frevo. O símbolo do maior bloco carnavalesco do mundo se prepara para reinar absoluto na Folia de Momo e, como de costume, irá arrastar os foliões no Sábado de Zé Pereira (10).
Pesando oito toneladas e com 28 metros de altura, o tema deste ano é “Galo Gigante da Paz”, assinado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega, com produção executiva de Germana Xavier. A alegoria traz a mensagem com foco em sustentabilidade ambiental e inclusão de pessoas idosas e dos povos originários.
Tons dos cinco continentes estarão presentes na escultura: o amarelo representa a Ásia, o preto, a África, o vermelho, a América, o azul, a Europa e verde, a Oceania. De acordo com Leopoldo Nóbrega, as penas da escultura receberão a palavra “paz” em 16 idiomas.
“As cores mais usadas no Galo deste ano são em cores mais pastéis, que remetem ao branco. As penas chegam com tons em neón, mais vivas, remetendo ao Galo que todos conhecemos”, disse. “O material é muito sustentável e poderá ser reutilizado muitas outras vezes. Esse processo de escolha dos materiais foi muito importante para nós na feitura do Galo deste ano”, acrescentou o artista plástico.
Adicionar comentário