O Brasil voltou a brilhar no Miss Universo 2025 com a piauiense Maria Gabriela Lacerda, de 22 anos, que garantiu uma vaga entre as 30 melhores do concurso internacional realizado nesta quinta-feira (20), em Bangkok, na Tailândia. Mulheres de mais de cem países participaram da disputa, que coroou a mexicana Fátima Bosch como a grande vencedora.
Natural do Piauí, Maria Gabriela conquistou o título de Miss Universe Brasil e se tornou a representante nacional na competição mundial. Caso tivesse vencido, ela marcaria a segunda coroa internacional para o estado, que já brilhou com Monalysa Alcântara, vencedora brasileira em 2017.
Caminho até o Top 30
Entre 122 candidatas, o Miss Universo 2025 foi dividido em fases eliminatórias: Top 30, Top 12 e Top 5. Maria Gabriela avançou até o Top 30, mas deixou o concurso antes da semifinal. Mesmo assim, seu desempenho foi comemorado por fãs e especialistas em concursos de beleza.
A colocação marcou o melhor resultado brasileiro dos últimos quatro anos. A última vez que o país havia avançado às fases finais foi em 2021, quando Julia Gama terminou como vice-campeã — em uma edição que reuniu candidatas de 2020 devido à pandemia.
O Brasil soma apenas duas coroas na história do Miss Universo: Iêda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vasconcellos, em 1968. Desde então, o país segue na busca por um novo título.

 (1).gif)

.gif)