O Galo Gigante 2026 prestará homenagem a duas importantes personalidades brasileiras: o religioso e humanista Dom Helder Câmara e a psiquiatra Nise da Silveira. Batizado de Folião Fraterno, o monumento terá sua montagem iniciada no dia 14 de fevereiro, na Ponte Duarte Coelho, no Recife, reafirmando seu papel como um dos maiores símbolos do Carnaval pernambucano.
>> Carolina Dieckmann compartilha momentos do fim de semana
A escultura trará em destaque um “Sagrado Coração” produzido com aparas e fragmentos de papel, obra do multiartista Leopoldo Nóbrega, em reverência à trajetória de Dom Helder Câmara, marcada pela fé, pelo humanismo e pela defesa da dignidade humana. A edição de 2026 também contará com elementos de robótica, que irão incrementar o visual e o design artístico da alegoria.
Inspirado no legado de Nise da Silveira, parte do figurino do Galo será confeccionada por meio do projeto Arte e Afeto, com a colaboração de pessoas em situação de rua e indivíduos em tratamento psiquiátrico. A iniciativa reforça a importância da inclusão, do acolhimento e do cuidado com a saúde mental, destacando a arte como instrumento de cuidado e promoção do bem-estar social.


 (1).gif)

.gif)