Acontece

Gabigol ( Flamengo ) é suspenso por 2 anos por tentativa de fraude

Nesta segunda-feira (25), o atacante do Flamengo, Gabigol, foi suspenso por dois anos após ser considerado culpado por fraude no exame antidoping. O julgamento, que teve início na semana passada, chegou ao fim com o placar apertado de 5 a 4 a favor da punição do jogador.

Gabigol foi acusado de infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. A pena, que começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, data da coleta do exame no CT do clube, impede que o jogador atue até abril de 2025. No entanto, cabe recurso da decisão.

Durante o julgamento, a defesa de Gabigol apresentou testemunho de L.C.Cameron, bioquímico, que discutiu métodos e técnicas de detecção de exames antidoping. Cameron afirmou que, do ponto de vista do resultado da coleta, não haveria transgressão.

A denúncia contra Gabigol foi feita no fim de dezembro, e a defesa do jogador foi enviada dentro do prazo, contando com imagens da câmera de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu para sustentar a versão do atleta.

Na primeira sessão do julgamento, realizada no dia 20, Gabigol prestou depoimento por videoconferência, assim como outras testemunhas.

O tribunal optou por encerrar a sessão e dar continuidade nesta segunda-feira, também de forma on-line. Um dos pontos destacados pela defesa foi o fato de o jogador ter realizado o exame de sangue, considerado mais eficaz.

Com a suspensão de dois anos, Gabigol fica fora dos gramados por um período significativo, impactando não só sua carreira, mas também o desempenho do Flamengo, que agora terá que lidar com a ausência de um dos seus principais jogadores.