Desde que surgiu no cenário gastronômico local, o jovem chef Lucas Muniz impressiona pela maturidade que se materializa em duas principais características: a técnica precisa e o respeito pela natureza do ingrediente. Ou seja, a sobriedade em saber que o conhecimento deve potencializar os insumos – e não diminui lo com malabarismos culinários desnecessários. Por isso, podemos chamar de casamento mais que bem sucedido seu desempenho à frente do Tulasi.
Aberto há oito anos em Boa Viagem, o Tulasi é um misto de “bistrô” e mercado onde a empresária Renata Nascimento atua com olhos de verdadeira curadora. Desde os vinhos orgânicos e biodinâmica da carta, a única do tipo na cidade, aos simples vegetais e produtos cuidadosamente certificados, tudo ali exala um cuidado preciso da origem ao prato ou à prateleira. Para celebrar a parceria, nesta quinta-feira (31), Muniz oferece um jantar em cinco etapas para celebrar o aniversário da casa. Com harmonização de vinhos da Venegas, selecionados pela sommeliere Bia Maggioni.
O menu prometido:
1º passo:
- Coquetel de camarão, pimenta fermentada no tucupi e fitas de coco desidratado.
- Harmonização: Clara Benegas Gualtallary Chardonnay.
2º passo:
- Tataki de atum fresco selado na manteiga e bacon crocante, servido em um formato de taco aberto, com cracker de inhame, mayo de guacamole, picles de rabanete e cenoura e toque de gema curada em mel orgânico e shoyu de fermentação natural.
- Harmonização: Juan Benegas Malbec.
3º passo:
- Agulhão branco chapeado na manteiga clarificada, servido com emulsão de cogumelos e couve flor, finalizado com esferificação de tomates e pimentões assados e pó de taioba.
- Harmonização: Benegas Estate Single Vineyard Finca La Encerrada Gualtallary Pinot Noir.
4º passo:
- Arroz porteño elaborado com charcutarias artesanais ao ragú de vinho tinto e tomates pelados, finalizado com lonza suíno desidratado e picles de melão.
- Harmonização: Benegas Estate Wine Cabernet Franc.
5º passo:
- Macarons ao perfume de hibiscos recheado com parfait de abacaxi e manteiga de cacau, finalizado com sorbet de cumaru.
A noite contará com o violino de Eduardo Andrade, do Grupo Mangaio, com uma trilha de música argentina.
Para além do evento, a casa, aliás, é puro conforto prum almoçinho mais cuidadoso a um jantar mais demorado. Com um cardápio rigorosamente orgânico que vai de burguers e moquecas a pratos mais autorais, o aquário de ostras frescas e o ceviche de peixe fresco, ali servido com flores comestíveis e água de coco para abrandar a acidez do leche de tigre, é, por exemplo, uma delícia para um pós praia nas areias de BV ali perto.
Serviço
Para o jantar (R$ 190), as reservas devem ser feitas através do WhatsApp do Tulasi (81.9.8270-8000), no site oficial do bistrô ou presencialmente, na Avenida Conselheiro Aguiar, 1313.
*Por Bruno Albertim
Adicionar comentário